Objetivos
- Entender os conceitos e práticas do mundo do empreendedorismo de inovação ágil (modelo das startups)
- Estudar e aplicar as melhores práticas do empreendedorismo de inovação
Público alvo
- Empreendedores, Executivos, Gestores e Coordenadores de equipes envolvidas em atividades de inovação de modelos de negócio e/ou de produto e/ou intraempreendedorismo
- Profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos sobre modelos, processos e práticas para inovação e empreendedorismo
Programa
Desenvolvido no formato de oficinas de trabalho dirigido, com 2h a 4h cada, contempla os seguintes workshops (ws):
WS 1 Fundamentos do Empreendedorismo (2h)
Empreendedorismo vs. Inovação
Tipos de Inovação
Identificando os espaços de oportunidade
Lean Startup: inovação ágil
A Visão e o Propósito do Empreendedorismo
Hipótese do Motor de Crescimento
Estimando resultados financeiros para o negócio: as métricas TAM, SAM, SOM
Modelo de Empreendedorismo Ági (AEM – Agile Entrepreneurship Model)
Modelo de Intraempreendedorismo Mínimo Viável (MVIM – Minimum Viable Intrapreneurship Model)
Dinâmicas: Estabelecendo a Visão e Propósito do empreendimento
WS 2 Concepção da Solução Inovadora (4h)
Estabelecendo a oportunidade para inovação: Qual é o problema?
Focalizando o segmento de mercado e os clientes alvo
Entendendo o contexto do problema (dores do cliente e benefícios esperados)
Canvas da Proposta de Valor (VPC – Value Proposition Canvas)
Dinâmica: Desenhando o Canvas da Proposta de Valor (VPC)
WS 3 Validação da Proposta de Valor (4h)
O Produto Mínimo Viável (MVP –Minimum Viable Product)
Tipos de MVP: de baixa e de alta fidelidade
A pivotagem da ideia original
Quando pivotar?
Dinâmica: Definindo o modelo para teste do Produto Mínimo Viável (MVP)
WS 4 Modelagem do Negócio (4h)
Elementos chave de um Modelo de Negócio
Proposta de Valor
Fórmula de ganhos
Recursos de processos críticos
Canvas do Modelo de Negócio (BMC- Business Model Canvas)
Posicionamento estratégico: Por onde começar?
Dinâmica: Estabelecendo o Canvas do Modelo de Negócio (BMC)
WS 5 Pitch do Negócio (2h)
O que é Pitch do negócio
Objetivos do pitch
O pitcher
Questões-chave para elaboração do Pitch
Teste do pitch
Dinâmica: Elaborando e testando o Pitch