Avançando a compreensão sobre as três fases do empreendedorismo inovador, vencida a fase do desenvolvimento tecnológico, toma lugar o desenvolvimento mercadológico. Essa fase segue ao longo de três etapas: escalabilidade do produto no mercado, competitividade e expansão do empreendimento.
Na primeira etapa do desenvolvimento mercadológico, voltando ao nível da ação (lembrando, estamos vindo do nível do pensamento, onde o modelo do negócio foi desenhado), a escalabilidade ganha o foco das atividades. O objetivo é o lançamento da solução no mercado alvo promovendo o ganho de escala, com ações de escalabilidade (crescente conquista de clientes) e de repetibilidade (manutenção da base de clientes já conquistados).
Nessa etapa será estabelecido e implementado um plano de marketing (Mkt Plan) ágil, com a definição da política de preços do produto e a orientação dos recursos e esforços para sua promoção e distribuição. O alvo é conquistar o grupo de clientes do mercado mainstream (mercado de massa) conhecido como early majority (maioria mais cedo), que tem como característica o pragmatismo optando por produtos que entregam soluções completas e conveniência.
A segunda etapa da fase cuida do planejamento do crescimento sustentado com especial atenção à competitividade do negócio, dado que o empreendimento potencialmente vai se defrontar com concorrentes, novos entrantes no mercado (imitadores, seguidores, empreendimentos com produtos derivados, etc.), empresas estabelecidas com estratégias de criação de barreiras ao produto inovador competidor e grupos de interesse com soluções diversas que podem perder mercado.
Voltando ao nível do pensamento, esta etapa exige o desenvolvimento de um planejamento estratégico estruturado, passando pela compreensão clara e objetiva das forças e fraquezas do empreendimento em suas relações com as oportunidades e ameaças do ambiente de competição, culminando no estabelecimento de um Business Plan (Plano de Negócio). Nesse Business Plan estarão estabelecidos objetivos e metas estratégicas e um portfólio de iniciativas para sua realização.
Completando a fase do desenvolvimento mercadológico, a terceira etapa foca o esforço do empreendimento na expansão do mercado de atuação, onde a intenção é promover novos ganhos de escala. Voltando ao nível da ação, será arquitetado um Growing Plan (Plano de Crescimento), com diretrizes derivadas do Business Plan ou fruto de uma revisão estratégica, detalhando iniciativas para avanços na distribuição dos produtos.
A expansão pode se dar pela ampliação do alcance geográfico do negócio, criação de produtos adjacentes ou acréscimos em funcionalidades e/ou aumento da capacidade de produção e distribuição dos produtos. Para isso poderá ser oportuno captar recursos financeiros via fonte de fomento ou a abertura da empresa a investidores. Se necessário deverá haver aperfeiçoamento ou aprofundamento de compliance, com ajustes para o atendimento a normas e regulamentações específicas e mitigação de riscos.
No próximo ensaio vamos discutir a fase do desenvolvimento organizacional, que visa dar sustentabilidade de longo prazo ao empreendimento inovador com sua consolidação numa empresa estabelecida.
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