Já estabelecemos que o empreendedorismo inovador passa por três fases, sendo a primeira o desenvolvimento tecnológico, e que essa fase avança vencendo três etapas: concepção do produto, prototipagem e acabamento. Vamos então ao detalhamento dessas etapas, compreendendo como ocorre o desenvolvimento tecnológico.
Com um andamento estruturado, o processo do empreendedorismo inovador evolui suas etapas alternando dois níveis de atividades: o do pensamento e o da ação. Na fase do desenvolvimento tecnológico, o início das atividades se dá ao nível do pensamento, avança para o nível da ação e retorna ao nível do pensamento. O nível do pensamento é onde se concentram atividades de geração de ideias, reflexões, decisões e planejamento, que darão origem ao arcabouço do empreendimento. No nível da ação a inovação é posta à prova, com atividades de seleção de ideias, testes e validação da solução.
Na primeira etapa do desenvolvimento tecnológico a definição do problema ganha forma, levando à concepção do produto inovador. O início é a criação da visão de futuro para o empreendimento culminando no desenho da proposta de valor para o segmento alvo de clientes. Nesse caminho deve-se compreender objetivamente o problema a ser resolvido e que trabalho deve ser feito para solucioná-lo.
Na segunda etapa a exploração da solução toma o campo da ação, onde o produto inovador é levado da ideia ao seu desenvolvimento e testes de campo, por meio de avanços em prototipagem. Esta é uma fase de ciclos de aprendizagem, com pivotagens a cada nova descoberta crítica sobre o problema do cliente e o trabalho a ser feito. A prototipagem pode ser conduzida em três níveis de profundidade, iniciando com um produto mínimo viável (MVP), passando a testes com a versão alfa (um produto ainda em desenvolvimento) e concluindo com a versão beta (um produto pretensamente acabado, mas que ainda pode exigir ajustes ou mesmo correções).
Na terceira etapa, fechando a fase do desenvolvimento tecnológico, tem lugar o acabamento com a modelagem do negócio. Aqui, com o segmento de clientes já bem definido e a proposta de valor testada e validada, serão definidos os outros aspectos críticos do negócio que permitirão a entrega da solução aos clientes alvo e a captura de valor para o empreendimento. Assim, as formas de relacionamento com o cliente e a distribuição dos produtos devem ser definidas, bem como as atividades e recursos críticos e os parceiros chave do negócio. Do ponto de vista financeiro, a estrutura de custos e o fluxo de ganhos também devem ser detalhados.
Em ensaios próximos vamos discutir as fases seguintes do empreendedorismo inovador, o desenvolvimento mercadológico e o organizacional, e detalhar algumas ferramentas e métodos de cada etapa das três fases.
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