Expectativas inconscientes entre sócios empreendedores

Expectativas inconscientes entre sócios empreendedores

Em uma sociedade entre empreendedores, existem expectativas conscientes e inconscientes que precisam ser ponderadas. As expectativas conscientes tendem a ser discutidas com mais clareza, enquanto as inconscientes nem são consideradas. Algumas inconscientes são realizadoras, enquanto outras destruidoras contumazesalinhamento de expectativas de negócios.

As expectativas inconscientes emergem das histórias de vida dos sócios empreendedores. Por exemplo, um empreendedor que inconscientemente é impelido a se resolver em relação a pobreza vivida na sua família, pela lei de atração entre opostos, terá por hipótese, uma natural afinidade em empreender com quem  vivenciou a perda de riqueza da família. Assim, o mais provável embate entre  estas expectativas inconscientes de sócios empreendedores será um impasse sobre os recursos e os investimentos do negócio. O empreendedor que viveu a pobreza na família tende a buscar enriquecer e/ou gastar demais, enquanto o que vivenciou a perda de riqueza, tende a evitar riscos e/ou economizar demais.

Para os empreendedores resolverem em tempo hábil as expectativas inconscientes ativadas,  é imprescindível investirem em autoconhecimento através terapia breve ou de Professional & Self Coaching, identificando as causas de desalinhamentos entre os sócios. Este parece ser um dos  maiores desafios dos que desejam construir negócios em bases sólidas.

Há uma frase de C.G. Jung que diz: ” Até você se tornar consciente, o inconsciente irá dirigir a sua vida e você vai chamá-lo de destino”.

Estou disponível para maiores esclarecimentos.

Boas reflexões e até o próximo post.


Compartilhar:
FacebooktwitterlinkedinmailFacebooktwitterlinkedinmail
Elisete Pagano

elisete@star2up.com.br

Professional & self coach, palestrante e consultora em Liderança, Comportamento e Criatividade

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website

+ 14 = 19