Blog

Star2Up - conSciência empreendedora

Completando as três fases do empreendedorismo inovador, ultrapassadas as fases do desenvolvimento tecnológico e do desenvolvimento mercadológico, é chegada à vez do desenvolvimento organizacional de modo a consolidar o empreendimento, o que exige a superação de duas etapas: organização e comportamento. É nessa fase que a desorganização das primeiras horas da iniciativa empreendedora, com atividades caóticas, falta de uma definição clara...

Leia mais

É devido ao Chasm. Para entender o abismo (Chasm) é importante ter a percepção de que o mercado é composto de pessoas com propenções ao consumo distintas e que são agrupadas de acordo com o tempo necessário para a adoção de tecnologia. Em seu livro Crossing the Chasm (1991), Geoffrey Moore coloca que todo o produto que possui uma inovação tecnológica...

Leia mais

Avançando a compreensão sobre as três fases do empreendedorismo inovador, vencida a fase do desenvolvimento tecnológico, toma lugar o desenvolvimento mercadológico. Essa fase segue ao longo de três etapas: escalabilidade do produto no mercado, competitividade e expansão do empreendimento. Na primeira etapa do desenvolvimento mercadológico, voltando ao nível da ação (lembrando, estamos vindo do nível do pensamento, onde o modelo do...

Leia mais

Inspiração é um dos estados de espírito que alimentam a mente empreendedora. A vontade de realizar algo, de expressar a especialidade da própria mente, cria um ambiente mental que fascina quem vive o fenômeno ou é inesperadamente instigado por ele. Viver para realizar algo útil, aprendendo a recepcionar a intuição que revela a essência de um projeto, estabelece o prazer existencial...

Leia mais

Já estabelecemos que o empreendedorismo inovador passa por três fases, sendo a primeira o desenvolvimento tecnológico, e que essa fase avança vencendo três etapas: concepção do produto, prototipagem e acabamento. Vamos então ao detalhamento dessas etapas, compreendendo como ocorre o desenvolvimento tecnológico. Com um andamento estruturado, o processo do empreendedorismo inovador evolui suas etapas alternando dois níveis de atividades: o do pensamento...

Leia mais

Muitos empreendedores, em seus planos de negócios, deixam de detalhar o mercado por desconhecerem o TAM, SAM e SOM.  Estes acrônimos que representam os tamanhos dos mercados potenciais que um novo empreendimento pode conquistar,  é muito válido, tanto para a visão que se tem do negócio, quanto para trabalhar a percepção dos investidores sobre o mesmo. Por definição, TAM, SAM e...

Leia mais