Sobre empreendedorismo e suas coisas…

Sobre empreendedorismo e suas coisas…

Como consultor e educador empresarial, tenho discutido e atuado há mais de 20 anos em projetos que tratam de inovação, seja como desdobramentos de processos de formulação estratégica, seja como projetos de desenvolvimento de novos produtos. Nessa caminhada também atuo com projetos de sistematização e/ou aperfeiçoamento da gestão da operação, e nem poderia ser diferente dado que uma inovação só surtirá resultados para o empreendimento se, após escalar o mercado, ganhar sustentabilidade.

o mundo em suas mãosNeste espaço vou apresentar meus insights, ideias, crenças, conhecimento e experiências sobre atividades ligadas ao empreendedorismo, inovador ou não. Espero com isso trazer à luz contribuições de valor à consciência e a ciência do empreendedorismo, e sua aplicação que é onde as coisas acontecem!

Acredito no poder das ideias e na capacidade criativa e realizadora das pessoas. No Brasil somos muito criativos, mas por vezes temos alguma dificuldade para por as ideias a funcionar. Como já disseram, temos muita iniciativa e pouca acabativa (há exceções). Mesmo as grandes ideias só se concretizam no mundo dos negócios com esforço e um trabalho sério, focado e organizado. Sem um mínimo de gestão – da estratégia, da inovação, da operação do dia a dia –, sem método, sem uma equipe coesa e alinhada aos objetivos do empreendimento, sem uma liderança capaz de criar e compartilhar uma visão inspiradora (mas realística), as ideias geniais não passam de devaneios…

Então, sendo essa dificuldade um fato, a forma de resolver isso inicia pelo entendimento sobre conceitos fundamentais, exige visão sistêmica e passa pelo reconhecimento e apreensão de ferramentas e métodos de gestão. É sobre isso que vamos falar por aqui.

Sob o manto do empreendedorismo, e de suas três fases (como nós da Star2Up as compreendemos) – desenvolvimento tecnológico, mercadológico e organizacional –, vou abordar temas ligados à estratégia, inovação, gestão, qualidade, produtividade, criatividade, liderança,…

Discutiremos fundamentos sobre inovação (incremental, radical,…), suas especificidades (pivotagem, escalabilidade,…), onde acontece (em processos, produtos e negócios), falaremos sobre canvas (da proposta de valor, do modelo de negócio, da gestão,…), modelos aplicados a empreendimentos inovadores e startups (lean startup, design thinking, desenvolvimento do cliente,…), métodos de inovação (aberta, cocriação, lead users,…), modelos de medição da prontidão (da tecnologia, da inovação, do empreendedorismo), sustentabilidade do negócio (estrutura organizacional, management, liderança visionária, competências distintivas,…), e outros tópicos correlacionados.

Conto com a contribuição de vocês, empreendedores, inovadores e investidores, para uma produtiva e profícua troca de conhecimentos e experiências. Seus comentários, suas criticas e sugestões de temas para pauta de ensaios (posts) serão muito bem vindos.

Em princípio, estarei postando um ensaio mensal, no início da quarta semana do mês. Até breve…


Compartilhar:
FacebooktwitterlinkedinmailFacebooktwitterlinkedinmail
Robin Pagano

robin@star2up.com.br

Pensador, palestrante e consultor em empreendedorismo, inovação, estratégia e gestão de negócios.

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website

18 − = 15