Objetivos
Geral
- Estabelecer competências essenciais para edificar empreendimentos inovadores
Específicos
- Difundir as melhores práticas de empreendedorismo e inovação
- Ampliar a capacidade para a geração de inovação de valor, pelo rompimento do pensamento dominante, com criatividade individual e cocriação
- Desenvolver a liderança pessoal para a condução de equipes de inovação de negócio
Público alvo
- Empreendedores, Executivos, Gestores e Coordenadores de equipes envolvidas em atividades de inovação de modelos de negócio e/ou de produto e/ou intraempreendedorismo
- Profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos sobre modelos, processos e práticas para inovação e empreendedorismo
Estrutura do programa
O programa está organizado para entregar conhecimento e desenvolver habilidades e atitudes sobre as melhores práticas de inovação, comportamento e ambiente criativo, com foco no empreendedorismo. No total são desenvolvidas 48 horas de estudos e aplicação, distribuídas 4 módulos de 12 horas.
Módulos
Modulo 1 – Modelo de Negócio: ocupando espaços inexplorados, fazendo a diferença (12h)
Objetivo
Entender e exercitar a construção de modelos de negócios inovadores (startups, spin offs, intraempreendedorismo), potencializando a chance de sucesso do empreendimento
Programa
Empreendedorismo e Inovação
Preparando o caminho para a inovação
Entendendo o modelo de negócio
Estabelecendo o modelo de negócio inovador
O pitch: a ideia do negócio
Medindo o sucesso
Estudo de casos
Módulo 2 – Rompendo com o Pensamento Dominante: um mundo de infinitas possibilidade (12h)
Objetivo
Abordar o desenvolvimento da racionalidade, a anfitriã da intuição, para o aprimoramento da mente criativa, visando potencializar a inovação
Programa
Campo Criativo: a fonte
Ciência e Consciência da Criação
Intuição: matéria-prima da inovação
Módulo 3 – Ambiente para Inovação: criando continuum criativo (12h)
Objetivo
Discutir a importância da concepção de ambientes mental e físico que estimulem a criatividade focada na inovação
Programa
Contexto Criativo
Ambiente Mental
Ambiente Físico
Módulo 4 – Proposta de Valor Inovadora: quem são os clientes? o que podemos fazer por eles? (12h)
Objetivo
Conhecer e experimentar, a partir de uma ideia para inovação, como definir uma proposta de valor diferenciada para os clientes alvo, e como alinhar a proposta de valor ao modelo de negócio
Programa
Detalhando a Visão empreendedora
Descobrindo os clientes alvo e as oportunidades para empreender
Consolidando a Proposta de Valor
Estudo de casos